Criando programas portáteis com Cameyo




Programas portáteis é o site que sempre traz uma dica de algum programa gratuito para você levar no pendrive ou dica de algum site para você deixar no seus favoritos que ajudará você no seu dia-a-dia.
Quer saber mais sobre programas portáteis? Confira os links a seguir:

Cameyo é uma alternativa gratuita ao Thinstall (ThinApp*) e Xenocode para criação de programas portáteis.

Seu funcionamento é bem parecido com o do Thinstall, então o ideal é que você tenha pelo menos uma máquina virtual com o Windows instalado instalado recentemente, para evitar que o programa não inclua alguma alguma biblioteca ou arquivo.

Ah sim, o Cameyo cria programas portáteis, mas ele mesmo não é portátil, então faça o download no site do fabricante e instale em seu computador (ou máquina virtual).

Depois de instalado, clique no menu iniciar e depois em Cameyo e você verá a imagem a seguir:

cameyo_1

Agora é só clicar em capture installation e aguardar o programa finalizar de verificar os arquivos de seu computador.
Enquanto ele realiza a captura, você verá a tela a seguir:

cameyo_2

Quando o programa finalizar a captura, é hora de instalar o programa que você quer deixar portátil.

cameyo_3

Depois de instalar o programa, clique em “Install Done” e o Cameyo vai procurar pelos arquivos do programa que você instalou e quando ele finalizar esta verificação, ele vai exibir uma tela pedindo para que você informe quais são os executáveis principais do programa que você instalou.

cameyo_5

Quando você clicar em OK, o programa vai criar a versão portátil de seu aplicativo. A partir deste ponto, seu aplicativo portátil já está pronto para uso, mas você se você estava usando seu computador para navegar na internet enquanto o Cameyo capturava os dados, é bem provável que ele tenha incluído os arquivos de sua navegação (cookies por exemplo) junto com seu programa portátil.

Então abra novamente o Cameyo, clique em “Edit existing package” escolha o seu programa já portátil e depois clique na aba “Files”, conforme é mostrado na próxima figura:

cameyo_7

Note que a esquerda tem as pastas que o Cameyo incluiu em seu programa, vai ter as pastas do programa original (no meu caso o Lua) e tem as pastas que ele incluiu pois eu estava navegando (por exemplo a pasta %profile%  e cookies).

Você pode marcar para excluir os arquivos que não fazem parte do programa e depois clicar em “File” e “Save” para que ele crie novamente o seu programa portátil sem esses arquivos.

Como você viu, o Cameyo é um programa simples de ser utilizado e promete ser uma boa alternativa ao Thinstall (ThinApp *) e ao Xenocode. Por enquanto ele ainda está na versão beta mas no meu caso funcionou perfeitamente.

Depois que você testar deixe nos comentários sua opinião e qual programa você transformou em portátil.

* O Thinstall teve seu nome alterado quando a VMWare o comprou. Apesar de ter mudado o nome, a funcionalidade continua a mesma.  Para maiores informações e para baixar uma versão de  demonstração visite o site da VMWare (www.vmware.com/products/thinapp/)

Leia também:

About Charles Alves